segunda-feira, 13 de junho de 2011

Prática Leitora Multimidial

Tema: Aquarela

Objetivo: Desenvolver a leitura, a escrita e a imaginação através da interpretação e da sensibilização da música Aquarela.

Metodologia:

1° - Leitura da letra da música Aquarela;

Aquarela

Toquinho

Composição : Toquinho / Vinicius de Moraes / G.Morra / M.Fabrizio

Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo...

Corro o lápis em torno
Da mão e me dou uma luva
E se faço chover
Com dois riscos
Tenho um guarda-chuva...

Se um pinguinho de tinta
Cai num pedacinho
Azul do papel
Num instante imagino
Uma linda gaivota
A voar no céu...

Vai voando
Contornando a imensa
Curva Norte e Sul
Vou com ela
Viajando Havaí
Pequim ou Istambul
Pinto um barco a vela
Brando navegando
É tanto céu e mar
Num beijo azul...

Entre as nuvens
Vem surgindo um lindo
Avião rosa e grená
Tudo em volta colorindo
Com suas luzes a piscar...

Basta imaginar e ele está
Partindo, sereno e lindo
Se a gente quiser
Ele vai pousar...

Numa folha qualquer
Eu desenho um navio
De partida
Com alguns bons amigos
Bebendo de bem com a vida...

De uma América a outra
Eu consigo passar num segundo
Giro um simples compasso
E num círculo eu faço o mundo...

Um menino caminha
E caminhando chega no muro
E ali logo em frente
A esperar pela gente
O futuro está...

E o futuro é uma astronave
Que tentamos pilotar
Não tem tempo, nem piedade
Nem tem hora de chegar
Sem pedir licença
Muda a nossa vida
E depois convida
A rir ou chorar...

Nessa estrada não nos cabe
Conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe
Bem ao certo onde vai dar
Vamos todos
Numa linda passarela
De uma aquarela
Que um dia enfim
Descolorirá...

Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo
(Que descolorirá!)
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo
(Que descolorirá!)
Giro um simples compasso
Num círculo eu faço
O mundo
(Que descolorirá!)

2º - Escutar a música Aquarela;
3º - Interpretação oral da música ;
4º - Distribuir um pedaço de papel pardo e giz de cera para os alunos individualmente;
5º - Colocar tocar a música Aquarela para que cada aluno possa expressar através de desenhos o que mais lhe sensibilizou;
6º - Assistir o vídeo Aquarela - Toquinho;

7º - A partir dos desenhos e da interpretação, cada aluno irá criar uma poesia. Apresentar os desenhos e a poesia ao grande grupo;
8º - Exposições dos desenhos e das poesias no corredor da escola.

2 comentários:

  1. Realizar a prática leitora foi bem interessante, nos desafiou a proporcionar a leitura de forma diversificada. A música Aquarela é uma ferramenta que pode ser utilizada de várias formas, pois sua letra faz com que os alunos desenvolvam sua imaginação.

    ResponderExcluir
  2. Através da prática leitora multimidial, podemos proporcionar a nossos alunos uma leitura prazerosa e diversificada. Escolhemos a música Aquarela, pois além de desenvolver a criatividade faz com que viajamos num encantado mundo da imaginação.

    ResponderExcluir