segunda-feira, 9 de maio de 2011

Poesia
Através do texto “Brincando com as palavras”, podemos perceber a importância de se trabalhar diferentes textos em sala de aula. Utilizando nossa criatividade, devemos inserir esses textos em nosso cotidiano escolar, pois os mesmos englobam muitos conteúdos, tornando a aula mais dinâmica e atraente.
A poesia deve ser iniciada já na família, pois ao embalar os filhos ao som de cantigas de ninar, os pais já estão colocando as crianças em contato com a poesia. Os pais devem aproximar seus filhos da poesia e resgatar brincadeiras poéticas.
Sendo a poesia incentivada já na família, com certeza as crianças chegarão na escola com mais vontade de aprender.
O professor deve trabalhar poesia de forma lúdica, pois assim, os alunos irão se interessar mais pela leitura e as palavras serão melhores compreendidas através do faz-de-conta infantil.
Através de poesias as crianças além de brincarem com as palavras, viajam no mundo da imaginação, da criatividade e da emoção.
Trazer a poesia e a música para prática pedagógica, além de enriquecer a aula, torna a aprendizagem prazerosa e significativa.
Enfim, a poesia encanta, sendo o professor mediador, incentivando a construção de poesias, para assim mostrar a realidade de forma mais poética. A leitura de pais para filhos deve ser estimulada e incentivada, pois assim, brincando com a linguagem e com encenações é que a criança irá conseguir interpretar poesias, se tornando um ser crítico, atuando no meio em que está inserido.

5 comentários:

  1. A Poesia deve ser introduzida desde cedo no universo das crianças através do lúdico, pois brincando com as palavras as adivinhas, as rimas, as músicas são facilmente compreendidas.

    ResponderExcluir
  2. o que posso perceber é que a poesia deve ser introduzida na vida da criança desde muito cedo, através de atividades orais, e continuar ao longo de sua vida escolar, através de atividades atrativas e lúdicas.

    ResponderExcluir
  3. A leitura de poesias deve iniciar na infancia das crianças, através de brincadeiras poéticas, encenações que isso começa a fazer parte da aprendizagem da criança.

    ResponderExcluir
  4. Quando a poesia é incentiva pela família, as crianças chegam na escola motivadas, assim, o professor deve trabalhar de forma lúdica para que desperte o interesse e o prazer dos alunos pela leitura, bem como a construção da poesia.

    ResponderExcluir
  5. A poesia deve ser incentivada desde a infância, através de cantigas, brincadeiras, adivinhas;
    e continuar ao longo se sua vida escolar, com atividades lúdicas, interessantes que desperte o gosto pela construção da mesma.

    ResponderExcluir