segunda-feira, 23 de maio de 2011

Reescrita do Conto “A Cartomante” de Machado de Assis


Alice, Cássia, Claudiane, Fabiane, Joseane e Nádia
 
João, Maurício e Julia, três nomes, uma aventura e nenhuma explicação das origens. João e Maurício eram amigos de infância. João seguiu a carreira de Juiz e Maurício a profissão que a mãe lhe arrumara, tornou-se funcionário Público. No ano de 2010, João abandonou sua carreira de juiz em São Paulo e veio acompanhado de sua esposa, uma bela e formosa jovem, para a pequena cidade de Tio Hugo, localizado ao Norte do Rio Grande do Sul, abrindo um escritório de advocacia. Mauricio, alugou-lhe uma casa no bairro Rabelo e foi até a Rodoviária Rota do Sul recebê-lo.
- É você? Exclamou Julia, estendendo-lhe a mão. Não imagina como meu marido é seu amigo, falava sempre de você.
João e Maurício olharam-se com ternura. Eram amigos de infância. Depois, Maurício confessou de si para si que a mulher de João não desmentia as cartas do marido. Realmente era linda e graciosa.
Uniram-se os três, a convivência trouxe também a intimidade. Com a morte repentina da mãe de Maurício, os três uniram-se ainda mais, pois João e Julia mostraram-se grandes amigos, ele cuidou do funeral e ela cuidou especialmente do coração do amigo. Como daí chegaram ao amor, ele nunca soube. A verdade é que gostava muito de passar horas ao lado dela. Liam os mesmos livros, iam juntos nos bailes de Kerb em Polígono do Erval, nos bailes de chopp do Grupo de Jovens ABA no Salão Nunca Pensei e nas festas do Colono e Motorista no Salão São Cristóvão. Em seu aniversário, Maurício recebeu de seu amigo João, uma bela gravata de presente e de Julia apenas um cartão declarando seu amor.
Certo dia, Maurício recebeu um e-mail anônimo, que lhe chamava de imoral e traidor, e dizia que a aventura era sabida de todos. Maurício teve medo, e, para desviar as suspeitas, começou a diminuir as visitas à casa de João, o qual notou as ausências. Maurício respondeu que o motivo era uma paixão da adolescência que voltara. As ausências prolongaram-se e as visitas cessaram inteiramente.
Nesse tempo Julia, desconfiada e com medo, foi até a cidade de Soledade visitar a cartomante para consultá-la sobre a verdadeira causa do procedimento de Maurício. A cartomante devolveu-lhe a confiança, porém o rapaz lhe repreendeu por ter ido lá. Passaram-se algumas semanas e Maurício recebeu novamente mais três e-mails anônimos, apaixonados, que não podiam ser advertências da virtude. Maurício não ficou mais sossegado, pois desconfiara que o amigo descobrirá seu romance com Julia.
No dia seguinte, ao chegar na Prefeitura de Tio Hugo onde trabalhava, Maurício foi verificar seus e-mails e dentre muitos estava um de João convidando-o para jantar: “Vamos jantar hoje a noite no restaurante Recanto do Sabor, precisamos muito conversar.” Maurício ficou intrigado com o convite, porém ao mesmo tempo aliviado, pois iriam se encontrar em público e não sozinhos.
Pela parte da tarde, Maurício foi até a cidade de Soledade fazer a divulgação da 4ª Feira Portal Rota das Terras que acontecerá em Tio Hugo, nos dias 24 a 27 de novembro de 2011. Após a divulgação, passando pelo Bairro Missões, Maurício lembrou do endereço da Cartomante que Julia havia lhe falado, pensou várias vezes se iria chegar ou não, pois não acreditará em Cartomante. Após alguns minutos de reflexão Mauricio resolveu consultar as cartas e previamente saber motivo pelo qual o amigo lhe convidara para um jantar. Chegando a casa da cartomante Maurício, bateu na porta e uma bela senhora lhe recebeu, pediu que aguardasse alguns instantes, pois já lhe atenderia.
Passado alguns minutos a cartomante pediu-o para que passasse até a sala onde iria atende-lo. Sentaram-se diante a mesa e ela colocou três cartas sobre a mesa e disse lhe: - Meu jovem não tenha medo, pois as cartas não mentem, veja nelas, que você e sua amada viverão eternamente juntos. Agradecendo o atendimento e as palavras da cartomante, Maurício retornou mais calmo para a cidade de Tio Hugo.
Ao entardecer, chegou em casa, tomou um banho arrumou-se e foi ao Restaurante Recanto do Sabor, próximo a sua casa para jantar com o amigo que havia lhe convidado. Chegando lá encontrou João e Julia sentados em uma mesa, aproximou-se cumprimentou os amigos e sentou-se junto a mesa. Logo, após João pediu licença, levantou-se e foi até o banheiro, ao voltar atirou friamente em Júlia a qual caiu no chão já sem vida. Maurício desesperado, jogou-se em cima de sua amada tentando salva-la, foi quando se voltou para João tentando entender o que havia acontecido, e este sem ter explicações apenas com um olhar de fúria disparou dois disparos em Maurício, e o mesmo caiu sobre Julia e assim se fez cumprir as previsões da cartomante.

5 comentários:

  1. Reescrever o conto, foi uma experiência nova. No início, fiquei um pouco assustada, pois não conhecia o conto. No entanto, quando sentamos para realizarmos a reescrita, as ideias surgiram e achei a atividade bem interessante. Penso ser uma atividade bem interessante para realizarmos com nossos alunos. Trazer os acontecimentos para nossa realidade, fez com que a atividade ficasse mais significativa.

    ResponderExcluir
  2. A Reescrita do Conto da Cartomante de Machado de Assis, foi uma atividade desafiadora porém muito gostosa de realizar, pois além de lermos e reescrevermos o conto tinhamos que envolver fatos e situações da nossa realidade o que fez com que o envolvimento dos participantes fosse maior e mais prazeroso.

    ResponderExcluir
  3. A partir da proposta de atividade desta semana a reescrita do Conto “A Cartomante”, pode-se fazer uso da intertextualidade. Onde com base em um texto podemos reecreve-lo de forma que os traços originais sejam mantidos.

    ResponderExcluir
  4. A atividade de reescrever o Conto, faz com que nós começamos a viajar em uma história criada por nós.O mais interessante é trazer a história para a nossa realidade, o que nos deixa com mais entusiamo.

    ResponderExcluir
  5. reescrever o conto, fez com que pudéssemos usar a intertextualidade. A atividade ficou interessante e agradável, pois, transcrevemos a história pra nossa realidade.

    ResponderExcluir